8 erros que você não deve cometer em sua loja virtual

11 de setembro de 2016

Gostou? Compartilhe

FacebookTwitterGoogleLinkedIn

O e-commerce é sem dúvida uma das grandes apostas dos comerciantes que buscam as melhores oportunidades, devido à facilidade de exposição de produtos dos mais variados tipos e preços e à rapidez com que se pode fechar uma compra.

Tão dinâmico quanto uma compra presencial em uma loja, o e-commerce é hoje um dos canais de compra e venda mais utilizados. Se você deseja ingressar neste mercado, fique atento a essas dicas de erros mais comuns nos sites de e-commerce para trilhar o caminho do sucesso.

Não pensar cuidadosamente no domínio

Começando do básico, seu domínio precisa estar relacionado com o seu negócio ou com os produtos que você vende. Domínios com nomes estrangeiros, difíceis de se escrever ou que não chamem a atenção para o que você deseja oferecer trazem poucos resultados, uma vez que os mecanismos de busca não os listam como importantes. Se você vende calçados, por exemplo, seu domínio deve contar com esta palavra para que seja melhor integrado pelos mecanismos de busca como Google, Yahoo, Bing, entre outros.

Se desleixar no design

Sim, você vende produtos, mas não é por isso que todos eles devem constar na primeira página do seu site. Saiba separar seus produtos por categoria, deixando um layout limpo e agradável ao internauta. Coloque diversos filtros que possibilitem ao seu cliente encontrar o que ele realmente precisa, sem poluir o visual da sua vitrine virtual.

Ter uma navegação confusa

Cada vez mais a navegação de sites na internet  está se tornando intuitiva, ou seja, o uso de links para palavras-chave, a facilidade de se encontrar a informação, a rapidez com que essas informações são listadas, se tornam essenciais para que o cliente efetive uma compra e retorne mais vezes. Aposte na simplicidade, pois internet significa velocidade na conclusão de ações, inclusive vendas.

Informação incompleta sobre o produto

De nada adianta ter produtos extremamente bons se você não sabe descrevê-los de forma adequada. Atualmente os clientes e consumidores buscam informações detalhadas sobre os produtos antes de comprá-los. Por isso, saia na frente de seus concorrentes e dê ao seu público tudo o que ele quer e precisa saber sobre cada produto vendido no seu site. As chances de que ele efetive a compra no ato são muito maiores.

Produto indisponível

Nada mais frustrante para um cliente do que entrar em um site que oferece o produto que ele está buscando e ter aquela mensagem “produto indisponível” ou “produto em falta” ou “clique aqui para ser avisado quando o produto estiver disponível”. Se o seu site funciona desta maneira, tenha a certeza de que você está perdendo muitos clientes. Prefira retirar o produto do site quando este estiver em falta, assim você não cria expectativas no seu cliente para depois frustrá-las.

Dificultar o fechamento da compra

Na hora de fechar a compra, o cliente quer rapidez e agilidade, não preencher cadastros intermináveis, onde ele tem que mencionar até o nome dos pais e avós. Solicite os dados básicos para o fechamento da compra e, posteriormente, utilize o e-mail marketing como forma de obter mais dados para o seu CRM. Respeito e credibilidade se constroem com uma comunicação assertiva.

Não contar com mais de uma forma de pagamento

O cliente escolheu o produto, preencheu todo o seu cadastro e, lá no fim, descobriu que a sua empresa trabalha apenas com uma bandeira de cartão de crédito ou apenas com boleto bancário. Pronto, você perdeu a sua venda. As pessoas buscam facilidade de compra, opções de pagamento, diversidade de bancos e cartões de crédito. Claro que isso dá mais trabalho para a sua empresa, mas também garante que seus clientes não deixarão de comprar com você por causa de algo tão banal. Invista na diversidade.

Falta de opções de SAC

Seu e-commerce deve contar com canais de atendimento ao consumidor. E quanto mais formas do possível comprador se comunicar, melhor. Mesmo que você disponibilize número de telefone e e-email, é essencial possuir um canal de chat para que o cliente sane a dúvida ali mesmo e não desista da compra. E lembre-se de que as foras de contato devem estar visíveis para o cliente.

Vender engloba muito mais do que oferecer produtos de qualidade a um bom preço. Você precisa disponibilizar excelentes ferramentas para facilitar a navegação do cliente e deixá-lo seguro para fechar a compra. Mas para permitir que o cliente conte com isso, você precisa de uma plataforma de e-commerce que atenda bem às suas necessidades.

E para você? Quais os erros que não devem ser cometidos no site do seu e-commerce?

E para quem quer ter sua primeira Loja Virtual, conheça a plataforma de Loja Virtual da Dryhost.

Gostou? Compartilhe

FacebookTwitterGoogleLinkedIn